(16) 99609-5632 César * (16) 99766-9165 Cíntia contato@assistechservicoindustrial.com.br

Fabricação e Manutenção de Máquinas e Equipamentos Industriais

Manutenção e reforma de máquinas e equipamentos industriais

A manutenção e a reforma de máquinas e equipamentos industriais, quando feita adequadamente, é uma das melhores maneiras de fazer com que o maquinário dure por bastante tempo, seja capaz de funcionar plenamente e fazer com que sua produtividade seja promovida.

Tanto os sistemas mecânicos, quanto os eletrônicos de uma indústria precisam permanecer sempre muito bem alinhados, assim como todas as peças e engrenagens.

Esse é um dos serviços pelos quais a ASSISTECH é especialista, sendo referência no reparo e manutenção industrial e cuidando dos equipamentos de várias empresas.

E isso é válido para indústrias dos mais variados ramos e segmentos, tais como civil, alimentício, mecânica, etc. O padrão de qualidade e o bom ritmo de produção são altamente influenciados pelo estado de manutenção dos equipamentos industriais.

A importância de manutenções regulares

O tempo de vida útil pode variar de equipamento para equipamento, mas fato é que a manutenção, junto ao uso correto por parte de todos os operários, é essencial para fazer com que as máquinas funcionem bem por mais tempo.

Por mais moderno que um maquinário seja, ele sempre vai precisar de manutenção regular para que seu funcionamento ideal seja mantido. Inclusive, com o cuidado adequado um equipamento mais antigo pode funcionar melhor do que um que comprado há menos tempo que não passe por manutenção.

Além disso, a manutenção adequada é importante para evitar possíveis acidentes de trabalho, preservando a integridade física dos funcionários e evitando situações perigosas.

Máquinas são capazes de realizar trabalhos muito repetitivos e pesados, muitas vezes aqueles que seres humanos não são capazes de realizar. É muito comum que até mesmo simples problemas desacelerem bastante a capacidade de produção de um equipamento.

Da mesma forma, o uso intenso e constante também tende a provocar o desgaste das estruturas e de peças com o passar do tempo.

São inúmeros os problemas que podem causar falhas nos produtos ou até mesmo a interrupção por completo de toda a produção de uma indústria. E isso é algo que a manutenção preventiva pode facilmente evitar.

Por isso, é muito importante que os funcionários e supervisores fiquem sempre atentos a ruídos que fujam do comum e às variações no desempenho das máquinas, pois esses são alguns dos sinais de que algo pode não estar certo e de que está na hora de realizar algum reparo.

A automação industrial também é uma boa solução que pode ser bem útil, pois atualmente existem programas específicos que emitem avisos de falhas, indicando a necessidade de reparo.

Sempre que isso acontecer, procure o quanto antes uma empresa de confiança que realize esse tipo de serviço. Os profissionais da ASSISTECH realizam uma série de testes para poderem identificar com precisão qual é o problema e então providenciar substituições de peças e realizar qualquer outro procedimento que seja necessário.

A reforma de máquinas ou retrofit

A tecnologia está em constante evolução. E isso significa que máquinas e equipamentos podem se tornar obsoletos muito rápido, ou seja, os modelos podem se tornar antiquados em relação aos novos que são desenvolvidos para substituí-los.

No entanto, realizar essa substituição nem sempre é algo viável, especialmente em termos financeiros, já que o maquinário industrial tende a ser um investimento relativamente caro.

Mas o que fazer para não perder a competitividade no mercado mesmo sem o os equipamentos de última geração? Felizmente existe uma alternativa que é a reforma ou retrofit de máquinas.

Essa é uma opção bem mais em conta do que investir na compra de um maquinário novo, mas ainda sim mantendo a qualidade e a produtividade.

Retrofit significa reforma em inglês e na indústria diz respeito ao serviço capaz de modernizar uma máquina ou atualizar alguma de suas funções.

Além de ser um procedimento bem mais barato do que adquirir um equipamento novo, ainda oferece a vantagem da adaptação mais rápida tanto por parte do funcionário, caso seja necessário que alguém o opere, pois a máquina será a mesma de antes, sem que seja preciso realizar treinamentos, por exemplo.

Essa reforma pode ser bem simples, como uma substituição de alguma peça, ou mais complexa, como por exemplo quando há a atualização dos sistemas eletrônicos ou dos comandos operacionais.

No entanto, em qualquer um dos casos é extremamente necessário que o retrofit seja feito por profissionais capacitados.

Um procedimento realizado por alguém sem o conhecimento ou os equipamentos certos pode prejudicar seriamente o funcionamento da máquina e causar um grande prejuízo.

A atualização de uma máquina industrial também pode ser feita para deixá-la mais intuitiva e fazer com que seu uso seja simplificado.

Entenda as vantagens da reforma de máquinas e equipamentos industriais

As máquinas industriais são utilizadas para dar agilidade e praticidade ao processo de fabricação. Elas são aplicadas a todos os setores da indústria nacional e proporcionam a dinamização dos processos, dando a capacidade de atender a pedidos em larga escala de qualquer cliente. Porém, é importante que elas estejam sempre em ótimas condições de uso e quando apresentam algum defeito, é necessário contar com a reforma de máquinas industriais.

A reforma de máquinas industriais pode ser aplicada a qualquer equipamento utilizado no processo de fabricação. Sua aplicação é importante, pois inibe a paralisação das atividades dentro do setor onde está instalada. A reforma de máquinas industriais pode ocorrer diretamente na empresa. Outra vantagem oferecida pela reforma de máquinas industriais é a capacidade de dar sobrevida ao equipamento.

Através de uma avaliação aprofundada é possível identificar outros fatores que podem ser causas de falhas e paralisação do total do equipamento, sendo possível sua troca ou manutenção. Para garantir a melhor qualidade da reforma de máquinas industriais, é preciso contar com uma empresa de alta qualidade e eficiência. O serviço deve ser feito com equipamentos de primeira linha, com profissionais qualificados e capazes de compreender todas as necessidades na avaliação do problema.

Ao torná-lo mais eficiente, como consequência, o período até a necessidade de manutenção do maquinário diminui bastante. Ademais, o retrofitting diminui também os riscos de acidente aos funcionários operadores de máquinas.

O retrofit pode ser realizado em equipamentos de Indústrias Alimentícias, Metalúrgicas, Siderúrgicas, Têxteis, Petroquímicas, Químicas, entre outras. Trata-se de um investimento de baixo custo, quando comparado à compra de máquinas novas.

Alinhar os equipamentos já existentes na fábrica às novas tecnologias é uma possibilidade vantajosa e rentável que se apresenta aos gestores industriais nos dias de hoje.

Projetos Desenvolvidos pela Assistech

Projetos, Fabricação e Manutenção de Máquinas e Equipamentos para linhas de processos

• Projetos e fabricação de máquinas sob necessidades especiais
• Reformas e Retrofit de máquinas e sistemas de processos
• Automação em equipamentos e linhas de processos
• Manutenção de máquinas e equipamentos hidráulicos e pneumáticos
• Desenvolvimento de sistemas de fixação mecânicas
• Desenvolvimento de fixações hidráulicas e pneumáticas
• Manutenção em máquinas de Flushing
• Desenvolvimento de sistemas de Flushing

Principais Áreas de Atuação

  • Naval (estaleiros e portos)
  • Energia (hidrelétricas, termelétricas e nuclear)
  • Papel e Celulose
  • Petroquímica
  • Cimento
  • Siderurgia
  • Óleo e Gás
  • Usinas de Álcool e Açúcar
  • Refinarias
  • Mineração
  • Automobilística
  • Alimentícia